Nalgum momento das nossas vidas já sofremos alguma dor, lesão ou desconforto no corpo. Automaticamente, a nossa reação é de friccionar ou segurar a área afetada na tentativa de diminuir a dor. Esta técnica foi desenvolvida através dos anos, até o sistema de massagens que temos hoje.

No seu contexto histórico a cura pelo toque tem registos que datam de há 5000 anos. Uma breve revista aos seus acontecimentos que os convido a conhecer:

• No Egipto este facto é evidenciado nas pinturas murais de alguns dos antigos túmulos, existem referências na prática de aromaterapia;

• na Grécia e em Roma a massagem era associada a exercícios físicos, como fazendo parte da higiene corporal;

• na China, o método de massagem designado por Tui era utilizado em 2000 a.C. e na Índia, para além da massagem fazer parte da medicina tradicional, é também uma tradição milenar a massagem do bebé, pela mãe, no decurso dos minutos que seguem ao seu nascimento, antes do cordão umbilical ser seccionado.

• Em 1813 é formado o Instituto Central de Ginástica de Estocolmo que vai desenvolver o que atualmente conhecemos por Massagem Sueca.

Atualmente a massagem é definida como:

“Toda a manobra manual ou mecânica que mobiliza de modo metódico os tecidos ou os segmentos dos membros, com fins estéticos, higiénicos, desportivos ou terapêuticos.” (Conselho Superior de Fisioterapia, 1947);

A massagem é um conjunto de ações manuais efetuadas metodicamente sobre uma ou mais regiões do corpo, determinada pelo contacto, a direção, a intensidade, a velocidade e a duração do tratamento, com vários fins: estéticos, higiénicos, desportivos ou terapêuticos, que definem vários tipos de massagem, tais como, relaxamento, desportiva, estimulante e estética.

Podemos afirmar que a panóplia de efeitos é vasta, mencionamos alguns como:

• Circulação linfática e sanguínea;
• tecido ósseo e adiposo;
• nível psicológico.

No tecido muscular tem benefícios a nível da nutrição dos músculos e seu relaxamento, aumentando a sua elasticidade e posteriormente diminuindo a sua fadiga.

Nos músculos lesados combate as atrofias, contracturas, distensões e ruturas musculares;

Na prática do desporto e nas suas diversas abrangentes, como a nível de competição ou de treino, sem fins competitivos, devemos e podemos incluir a rotina da massagem, a nível corporal ou de forma localizada. Os seus benefícios são demasiado vastos e tão importantes ao bem-estar físico e psicológico, fazendo todo o sentido aliar a atividade física à prática de massagem regular.

Desde 2015 que o Naval Aquagym oferece aos seus utentes e associados, em parceria com a empresa AlgoAzul, um espaço dedicado as terapias manuais e estéticas.

Sofia Gonçalves
Algo Azul
Formação de Estética e Massagem

© 2017 clubenavaldofunchal.com

Siga-nos: