Estamos na reta final do ano, já com 2019 à vista. Para aqueles que querem perder ou controlar o peso, vem aí o último e derradeiro desafio do ano… o Natal! Sim, não é fácil resistir às iguarias desta época. Jantares de amigos e convívios em família, que inevitavelmente acrescentam alguns excessos. De facto, existe tendência para um maior consumo de alimentos quanto maior o grupo em que estamos inseridos e quanto maior for a duração da refeição. Mas será necessário privar-se de tudo nesta época natalícia, afim de atingir os seus objetivos?

Deixo aqui quatro dicas para “sobreviver” a esta época natalícia:

1. Seja flexível
“Um dia não são dias”. Sim, é verdade. Não é por UM dia com alguns excessos que todo o seu empenho e dedicação durante o resto do ano terá sido em vão. Todos nós temos necessidade de cometer pequenos “pecados” alimentares e é nestes que normalmente obtemos uma dose extra de motivação para manter os bons hábitos por mais tempo.

2. Coma… mas modere
Não precisa de fazer receitas fit ou cingir-se apenas à típica salada de alface e tomate para não causar “estragos” no seu peso. Tente encontrar um equilíbrio e moderar as quantidades do que come. Se, por exemplo, tiver um jantar tipo buffet, tente incluir uma boa quantidade de hortícolas no prato, moderar a quantidade de bebidas alcoólicas e refrigerantes açucarados e, caso haja sobremesa, opte apenas por uma ao invés de encher um prato com todas elas.

3. Pense a longo prazo e na mudança gradual dos seus hábitos

Os seus hábitos e rotinas terão certamente um contributo maior para a sua saúde e manutenção do seu peso do que as situações pontuais. Mais vale dar pequenos passos e de forma consistente, do que fazer mudanças drásticas e rígidas de um dia para o outro que provavelmente não irá conseguir mantê-las durante toda a vida.

4. Faça um “detox”
Sim! Faça um “detox” dos maus hábitos e do sedentarismo. Hidrate-se bem, tenha uma alimentação variada, equilibrada e completa e treine!

Estes conselhos são importantes para todos, mas mais ainda para aqueles que “festejam” o Natal não durante 1 semana, mas sim durante todo o resto ano. Procure profissionais competentes que o acompanhem na sua mudança, será certamente muito mais fácil e eficaz.

Miguel Vieira
Nutricionista C.P. 3355N (Membro Efetivo da Ordem dos Nutricionistas)

© 2017 clubenavaldofunchal.com

Siga-nos: