Entre os próximos dias 27, 28 e 29 de abril o Clube Naval do Funchal leva a efeito o III Madeira Cross Games um evento que terá lugar na Praça do Povo e que consiste numa competição de crosstraining, metodologia que utiliza movimentos funcionais, realizados a alta intensidade.

Estão inscritos 223 inscritos oriundos de 5 países, nomeadamente, Reino Unido, França, Itália e República Checa, Portugal Continental e Ilhas. Entre os atletas participantes, encontra-te Pedro Bartolo, que irá representar Portugal no Campeonato Europeu de Crossfit a decorrer no próximo mês de maio e que servirá de apuramento para a competição mundial desta modalidade.

Na cerimónia de apresentação oficial, que decorreu esta manhã na sede social do CNF, estiveram presentes as duas autarquias parceiras do evento, nomeadamente a Câmara Municipal da Calheta representada pelo Vice-Presidente, Nuno Maciel e Câmara Municipal do Funchal, representada pelo Vereador, João Pedro Vieira. O autarca da Calheta não deixou de relembrar que “(…) o concelho, com 115km, entre o mar e a serra confere condições muito versáteis para este tipo de eventos desportivos, sendo muito importante também para a economia local”. Já o vereador do Município do Funchal, demonstrou ser um “gosto estar novamente nas instalações do CNF que de forma muito marcada tem dinamizado a vertente desportiva e lúdica do Funchal”. João Pedro Vieira, revelou ainda que este projeto, demonstra que é possível trabalhar “conjuntamente entre instituições”, sendo também uma iniciativa acolhida com “grande satisfação” já que o Funchal é um Município “amigo do desporto”, concluiu o autarca com o pelouro da Juventude e Desporto.

Mafalda Freitas, presidente do CNF, apresentou a iniciativa com satisfação e agradeceu a todos os parceiros institucionais pelo apoio. A representante do CNF convidou ainda todos os madeirenses a assistir às provas durante o próximo fim de semana, para ficarem a conhecer melhor este tipo de treino, disponível no Complexo Desportivo da Nazaré, onde o atletas apresentam idades entre os 13 e os 54 anos. Igor Aguiar, representante da organização e responsável pela Naval Box, detalhou os pormenores desta competição que “triplicou o número de inscritos, relativamente à primeira edição em 2016. Nesta terceira edição, 70% são atletas do sexto masculino e 30% do sexo feminino, adiantou.

Em termos de programa, terá lugar no próximo dia 26 de abril, a acreditação, o briefing técnico e um convívio no Complexo Desportivo da Nazaré para receção aos participantes a partir das 19h00.

No dia 27, sexta feira, os atletas terão que estar às 8h00 no Cais 8 preparados para realizar um desafio ainda desconhecido. Novamente às 19h00 os atletas regressam à Praça do Povo para realizar novas provas.

Durante o sábado, dia 28, as provas serão todas realizadas na Praça do Povo até às 16h00 e, no Domingo, dia 29, até ao final da manhã, sendo que a entrega de prémios está prevista entre as 13h e as 14h00 no recinto do evento.

A competição terá várias categorias de participação divididos por atletas de Elite, Pro, e Masters sendo que dentro desta categoria, haverá pódios por categoria (35-39 e +40) e um vencedor geral da categoria Master, esclareceu Igor Aguiar.

Os desafios propostos são por tempo ou por repetição. Ganha o atleta que obtiver melhores resultados ao realizar os desafios em menos tempo e/ou com mais repetições.

Este evento surgiu em 2016 no âmbito da atividade da Naval Box, um espaço de treino localizado no Complexo Desportivo da Nazaré e que complementa a oferta de serviços de atividade física, saúde e bem-estar do Clube Naval do Funchal. A primeira edição foi realizada no Porto Moniz e a segunda e terceira edição no Funchal. O Madeira Cross Games, promete dinamizar a baixa da cidade com a performance desportiva muito peculiar que esta modalidade acarreta onde cerca de 40 voluntários irão colaborar.

Em termos de parceiros o evento conta com o apoio de um conjunto de parceiros institucionais: Câmara Municipal do Funchal e Câmara Municipal da Calheta assim como a Administração dos Portos da Madeira e Capitania do Porto do Funchal.

Várias empresas também estão associadas ao evento e ao conceito deste tipo de treino, nomeadamente: Wodasse, Madbio, Igolas Fitness Store, Driving Madeira Rent a Car, RedBull, Secutiras e Promech.

Sobre a Naval Box:
Na Naval Box, localizada nas instalações do Complexo Desportivo da Nazaré desde Outubro de 2013, os atletas realizam exercícios funcionais, realizados a alta intensidade. Os instrutores que dão aulas neste espaço para além de licenciados em Educação Física e Desporto possuem ainda o curso Cross Fit. Ao treinar na Naval Box os atletas desenvolvem várias capacidades físicas nomeadamente: Resistência Cardio Respiratória, Resistência Muscular, Força, Flexibilidade, Potência, Velocidade, Coordenação, Agilidade, Equilíbrio e Precisão As aulas são planeadas de modo a se adequarem a qualquer tipo de atleta seja ele principiante ou experiente, adolescente ou sénior.

Mais info:
https://www.facebook.com/Madeira-Cross-Games-1142514292476065/

© 2017 clubenavaldofunchal.com

Siga-nos: